Olá,como vocês estão?
Hoje temos entrevista no blog!!!
A entrevista foi a maravilhosa escritora Ligia Ortiz,fique super feliz com a oportunidade espero que gostem e comentem muito!
Beijos *-*




Um pouco sobre Ligia Ortiz:

Ligia Ortiz nasceu na capital de São Paulo em 1981.Inquieta por natureza,cursou Publicidade e Propagada e atuou em agência conceituadas ode trabalhou com grandes clientes.Encontrou na escrita uma forma de aplicar seu instinto criativo.Além de escrever,ama ler e,principalmente,estar em família.
Atualmente reside em Jundiaí com seu marido e filho.
Nas Proximidades do Amor é seu primeiro romance.


1°Quando descobriu que queria escrever? De onde surgiu as inspirações para o Livro? 
Foi muito por acaso. Sempre gostei de ler, e ler muito. Em determinado momento da minha vida, eu não estava mais satisfeita com a carreira que tinha escolhido. Arrisquei algumas áreas e, mesmo assim, ainda não “sentia” que tinha me achado, sabe? Certo dia, quando conclui uma leitura, a ideia veio como mágica: e se eu escrevesse algo? 
No começo não tinha grandes pretensões. A medida que a história foi me envolvendo e tomando minha mente, percebi que eu ficava ansiosa por essas horas de escrita. Foi então que descobri que este era o meu caminho.
Acredito que as inspirações venham de todos os lugares. Uma cena, sentimento, uma música. Junte isso à criatividade e a história nasce, rsrs.

2°Você tem algum ritual para escrever? Quais? 
O que eu costumo fazer é elaborar um esboço primeiro, determinando tudo o que vai acontecer na história. Depois eu volto ao início do texto e começo a adicionar mais informações, incrementar o cenário, colocar diálogos. Depois, enfim, releio tudo novamente corrigindo e arrumando o texto.

3°No início algum escritor te influenciou? E agora? 
Influenciar a escrever, não. Acredito que os escritores que admiro sirvam de fonte de inspiração, através de suas histórias que tanto me cativam.

4°Quanto tempo demorou para escrever seu primeiro livro? 
No geral, demorei cerca de um ano, entre paradas e retomadas.

5°Como você lida com os elogios e críticas? 
Ainda de forma bem tímida, devo admitir, rsrs. 
Mas acho que é normal, um processo que leva certo tempo para aprender. Tento sempre tirar algo de bom dos comentários, que seja útil, que eu possa usar para meu aprimoramento. 

6°Em questão da publicação de seu primeiro livro: O que foi mais difícil desde a obra pronta até o lançamento?  
Acho que o mais difícil, ou trabalhoso, é a parte de divulgação. Precisa-se investir um bom tempo para promover a obra. Eu optei, primeiramente, pela autopublicação. Só depois de sentir a resposta sobre a história, fui atrás de uma editora tradicional. Esse processo levou dois meses. 

7°De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos? 
Todos frutos da minha imaginação. Claro que o dia a dia pode trazer uma ideia, uma inspiração, mas apenas um toque. Todo o resto fica com a criatividade, rsrs.

8°Tem projetos para mais livros? 
Ah, sim! Estou escrevendo dois atualmente. Um chama-se “Aparências” e está sendo postado capítulo a capítulo no Wattpad. O outro “Renitências do Amor” é a continuação da série predestinados, da qual o “Nas Proximidades do Amor” faz parte. E fora esses, tenho mais alguns projetos em andamento.

9°Você acha que existe muito preconceito com escritores nacionais? 
Eu não diria preconceito, talvez receio com o que não se conhece. Porém, o mercado vem mudando em relação ao assunto e vários novos autores nacionais estão começando a ter reconhecimento. O panorama está diversificando e, acredito que com o tempo e a experimentação de novas leituras, a literatura nacional venha a se beneficiar.

11°A divulgação que os IGs, Blogs e Youtubers fazem é importante? 
Com certeza. Particularmente, acredito que é a principal forma de se divulgar um livro hoje em dia. Por mais que você alcance outros meios como televisão, rádio e outros, as pessoas estão em peso conectadas à internet e, quem tem o hábito de ler, sempre procura opiniões nesses canais, o que faz com que eles sejam de suma importância. 

12°O que você costuma ler, escutar e assistir? 
Romances em geral, rsrs. Gosto bastante também de distopias, ficção científica, sobrenatural, fantasia. Quase não assisto TV, salvo por um ou outro seriado, rsrs, mas adoro um filme. Amo ouvir MPB, Rock “das antigas” e Blues/Jazz.

13°Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Que todo esforço tem um resultado. Nem sempre é imediato, mas quando se faz o que gosta, de coração, uma hora ou outra a recompensa chega.


2 Comentários

  1. Adoro entrevistas com autores <3
    Sempre tem ótimas dicas para quem quer escrever um livro, fora que a gente se aproxima muito mais deles. Quero muito conhecer o trabalho da Ligia!

    Parabéns pela entrevistas Velaine! :)

    Bjo
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Ve
    Adorei a entrevista. Sempre vejo o livro da autora nas redes sociais, mas ainda não tive a chance de ler a obra. Espero poder fazê-lo. Percebo que alguns leitores estão se interessando mais em autores nacionais e isso me deixa muito feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir